
A Semana mais importante de todas

Os períodos da história sempre são marcados com datas que jamais deixam de existir na vida humana. Como por exemplo, quando nascemos passa ser uma data inesquecível <para quem nasce e também> para os pais. O dia do Batismo ou mesmo a primeira comunhão. A conclusão do colégio e até mesmo o início da tão sonhada faculdade. O primeiro diploma ou o primeiro curso técnico concluído. O primeiro emprego assalariado ou mesmo o primeiro salário. O primeiro carro ou a primeira casa <mobiliada.
O dia do primeiro aperto de mão <ou o primeiro beijo> ou mesmo o dia do noivado e casamento. Ou então ver os primeiros passos de um filho <uma criança>. A primeira “volta” de bicicleta ou mesmo a “cobiçada” carta de motorista. A queda do muro de Berlim <quanta alegria neste dia>. E também outras datas que nos traz na memória certa saudade ou até mesmo certa angústia: a mudança de endereço, de uma cidade para outra ou mesmo a ruptura de uma boa amizade ou então o falecimento de quem amamos. A bomba atômica ou mesmo as guerras mundiais (...). O fim das guerras. Quantas e tantas outras datas marcam a vida para sempre. Poderíamos abrir um leque somente de datas e preencher cada espaço da vida com inúmeros acontecimentos importantes que marcaram ou que se tornou valioso para cada um de nós.
Não é por acaso que na semana que se aproxima os cristãos se dedicam a recordar a marca inicial de um dia tão glorioso e que de certa forma se tornou “novo” ponto de partida para a humanidade. Por isso as celebrações solenes desta semana buscam em cada rito ou sentido a recordar os feitos benéficos de Deus com o seu povo.
Este é o grande diferencial desta semana, ou uma grande marca por assim dizer: o reconhecimento da ação de Deus em busca do seu povo. Não é sem razão que é chamada pelos cristãos de Semana Santa. É por isso que cada dia desta semana deve ser celebrado com muita festa e alegria. É uma Semana, onde o cristão é conduzido para a conclusão da grande Aliança que Deus fez conosco (Gn 15,18) <não seria esta a melhor de todas as semanas?>. Esta aliança <promessa> realiza-se em Jesus Cristo. Portanto, principalmente para todos os cristãos é nesta Semana que inicia um novo e grande elo de amizade entre Deus e todos os homens.
A entrada solene de Jesus em Jerusalém marca para sempre este dia, isto é, o Domingo de Ramos. São Lucas faz um grande elogio a respeito deste dia: “a sua passagem muitas pessoas iam estendendo os seus mantos pelos caminhos e exclamavam: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória no mais alto dos céus!” (Lc 19,36s), que de agora em diante passa a ter <recebe> do seu Criador um selo indelével e jamais poderá se apagar.
Pe. Alexandre Augusto Siles.