
Um missionário italiano, Padre Rossi, foi o primeiro sacerdote a trabalhar em Mairinque. Não dispondo de uma igreja e não podendo residir na Vila, vinha aos domingos celebrar a Santa Missa, fazer batizados, casamentos, etc.
Os paramentos eram trazidos pelo Padre Rossi e as imagens que guarneciam o primitivo altar eram as de São José, do Sagrado Coração de Jesus, de Jesus Crucificado e de Santa Luzia, que foram doadas pelas famílias do local.
As imagens foram guardadas pela Família Zecchi, depois pelo Sr. João de Castro, sendo transferidas posteriormente para uma capela provisória, cedida pelo sr. Jeremias Natale, ficando aí até a inauguração da nova Igreja.
No dia 11 de abril de 1.935 reuniram-se os católicos de Mairinque sob a presidência do Padre Sylvestre Murari, vigário de São Roque, para tratar da construção da primeira Igreja.
Paróquia São José Esposo de Maria

Primeira imagem de São José

Projeto da construção para a Igreja de Mayrink
Em 26 de abril de 1.936 o Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, inaugura a primeira igreja do município.
No dia 13 de novembro de 1.939, Dom José Gaspar D'Afonseca e Silva cria a Paróquia São José de Mairinque.


Dom José Gaspar D’Afonseca e Silva Igreja Matriz São José - Mairinque
(1901 - 1943)
No ano de 1.945 a Igreja Matriz São José foi reformada pela primeira vez.
No dia 18 de junho de 1.956 nomeou-se nova Comissão para reforma da Matriz, que faz a entrega da reforma no dia 08 de julho de 1.960. O projeto é do engenheiro José Maria Whitacker Assumpção.


Antiga Matriz sendo reformada Matriz São José após a reforma de 1.960


Presbitério da antiga Matriz Presbitério da nova Matriz
No ano de 2.014 têm início uma nova reforma no Salão Paroquial da Igreja Matriz São José, a obra tem como responsável técnico o Eng. Civil Erick Fernando Chagas.

Ampliação de Salas para Catequese (2.014)
Salão Paroquial – Igreja de São José