top of page
MY BUTTON

Eu sou um título. Clique duas vezes para editar.

Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

Saiba um pouco mais sobre Pentecostes

 

 

A palavra é originária do vocabulário grego e significa quinquagésimo e quer fazer memória efetiva (anamnése) de um evento que ocorreu a mais de dois mil atrás. Que não deve, portanto, ficar esquecido em um passado distante, como algo que pertenceu somente a outros períodos históricos.

 

Trata-se inicialmente de uma força espiritual que todos os batizados recebem, cinquenta dias após a celebração da Páscoa. Com efeito, trouxe grande restauração para a comunidade primitiva, não somente no sentido religioso, mas também no modo de pensar e agir mediante as tratativas imperiais e sociais daquele tempo. Algo inovador e fortalecedor que jamais havia ocorrido em toda a história humana.

O evento é lembrado, principalmente nos Atos dos apóstolos e diz o livro que depois que Cristo subiu aos céus, os discípulos, reunidos, receberam o Espírito Santo. Desta maneira, foi um acontecimento capital para aquele povo revigorar suas forças e resgatar o verdadeiro sentido da fé. Portanto, um evento espiritual que não diz respeito somente para o cristianismo, mas para todo o povo. No livro dos atos dos Apóstolos, lemos que até pagãos recebiam esta força espiritual (At 10,44; 19,1-7), ou seja, Deus não priva ninguém de retornar as fontes revigorantes e espirituais do Espirito Santo, para se embrenhar novamente nos caminhos da fé, paz e justiça.

 

Com efeito, ao anunciar a vinda do Espirito Santo, Jesus o denomina como Paráclito, ou seja, o Defensor, aquele que defende (Jo 14,16.26; 15,26; 16,7). Portanto, o Pentecostes longe de ser visto como algo piegas ou como fanatismo de grupos religiosos, ao contrário disso, é de extrema importância para a cultura atual. Pois, a sociedade necessita urgentemente de quem a defenda salutarmente com o máximo possível de inteligência e com muito equilíbrio. O Pentecostes deve, portanto, ultrapassar as barreiras preconceituosas de quem ainda não conhece sua força e significado, e não ficar somente na esfera religiosa, mas alcançar as camadas ad extra da Igreja para que seja visto como algo necessário para melhorar a qualidade de vida familiar e oferecer condições mínimas de sobrevivência a sociedade hodierna. Esta é outra característica do Pentecostes, mudar a vida de cada indivíduo para melhor, sem extinguir suas qualidades naturais já existentes. Oferecer luz suficiente e fazer iluminar a escuridão que ronda os olhos da sociedade, que a leva ao abismo do erro e da morte. Ou seja, o Pentecostes auxilia a restabelecer a ordem natural de fé e seguir fazendo o bem.

 

Todo ano essa recorrência é recordada, cinquenta dias depois da celebração da Páscoa. O que nos oferece como data neste ano, o próximo domingo (24). Tenha um bom Pentecostes.

 

Pe. Alexandre Augusto Siles

  • Facebook Clean
  • YouTube Limpa
  • White Instagram Icon
bottom of page